MINISTÉRIO DECLARAREI – RESPOSTA PARA O SERTÃO

Indicados na primeira fase do Troféu Promessas, através da música, ministério de louvor de Brasília traz em seu coração o desejo missionário de ajudar o sertão nordestino

 

A Igreja evangélica brasileira tem vários desafios no que se refere, especialmente, à evangelização. E um dos lugares mais necessitados da intervenção do povo de Deus é o sertão nordestino. Em recente e, diga-se de passagem, excelente publicação, a Revista Eclésia (edição 151/Março 2012) trouxe os seguintes dados: “O sertão, que concentra um quarto de toda a população, é a região menos evangelizada da nação. Enquanto no resto do território nacional a média é de 15 a 20% de protestantes, lá mal chega a 3%. Pelo menos 10 mil cidades sequer têm igrejas. A situação é mais crítica do que em muitos países da chamada janela 10/40, onde estão aqueles que menos conhecem o Evangelho no planeta”.

É fato, o sertão nordestino precisa da atenção do povo de Deus. Para isso, o Senhor tem levantado pessoas e ministérios com um coração voltado para essa região do país tão assolada pela pobreza e, principalmente, pela seca.

Foi com esse objetivo que nasceu o Ministério de Louvor Declararei. O grupo tem como alicerce, o texto bíblico de Hebreus, capítulo 2, versos 12 e 13, que diz: “Aos meus irmãos DECLARAREI o teu nome, cantar-te-ei louvores na congregação. E outra vez porei nele a minha confiança.” Atualmente, o grupo é composto por sete integrantes: Ale Gomes (baixo), Diovani Rocha (bateria), Fábio Almeida (líder e vocal), Felipe Oliveira (violão e back vocal), Josenaldo Mota (pastor e intercessor), Kevyn Klava (teclados) e Názio Costa (guitarras). Embora tenham a cobertura espiritual da Igreja Batista Getsemâne, localizada em Ceilândia, no Distrito Federal, os componentes do Declararei pertencem a outras denominações também, o que faz dele um ministério interdenominacional.

Mais do que cantar ou apenas gravar e vender CDs, a proposta do grupo é ajudar a aliviar o sofrimento e manter a dignidade humana do povo nordestino, além de levar a mensagem salvadora do Evangelho a milhares de pessoas que ainda não experimentaram do amor incondicional de Deus: “Hoje o sertão nordestino sofre com a seca, mas cremos que daquele lugar fluirão rios de águas vivas. Por isso, carregamos em nosso coração o propósito de levar a esperança, que é Jesus, ao povo do nordeste. Algo que Deus sempre nos direcionou foi que doássemos parte dos nossos recursos para o apoio missionário e a ação social”, explica Fábio Almeida, líder do grupo.

Para o Declararei, falar do nordeste é uma das maneiras de despertar a Igreja brasileira a orar, investir, enviar e apoiar o avanço missionário naquela região: “O grupo aceitou o desafio para ser referência no auxílio aos missionários e igrejas que sofrem pela seca, miséria e fome nos estados da região nordestina. Profetizamos um novo tempo para o sertão do nosso país”, ressalta Fábio.

O Ministério Declararei doa parte da verba arrecadada com a venda dos CDs, ao projeto “Água Viva para o Sertão” (www.aguavivaparaosertao.com.br) – um trabalho cristão interdenominacional sem fins lucrativos formado por homens e mulheres que sonham em ver os sertanejos do Piauí e do nordeste resgatados pelo poder transformador do evangelho de Jesus Cristo.

O projeto é liderado pelo missionário Eliézer Neto e tem a sua base no município de São Raimundo Nonato, a 576 km de Teresina, capital do Piauí. A economia da região é baseada nos setores primário (agricultura e pecuária) e terciário (serviços).

No dia 12 de junho deste ano, a banda, em parceria com o projeto “Água Viva para o Sertão”, esteve na cidade de Cristino Castro, no Piauí: “Visitamos uma congregação na cidade de Palmeira do Piauí, essa congregação nasceu depois de uma expedição evangelística do projeto ‘Água Viva para o Sertão’ que foi apoiada pelo Declararei. Vimos os frutos de perto, foi uma experiência única”, compartilha Fábio.

 

O começo

A história desse coração que pulsa pela união das palavras “missões e adoração” teve início no primeiro semestre de 2006. Na ocasião, Fábio Almeida, líder e vocalista do Declararei, participou do 7º Congresso de Louvor e Adoração Diante do Trono, um dos maiores eventos do calendário nacional evangélico, realizado há 13 anos pelo Ministério de Louvor Diante do Trono, em Belo Horizonte (MG).

Naquele congresso, a temática era voltada para “adoração e missões”. Durante todo o evento, Deus ministrou ao coração de Fábio e da sua esposa a necessidade de voltar o coração para o sertão nordestino. Aquela necessidade pulsava de maneira muito intensa dentro de Fábio. Após essa participação no congresso, ele e a esposa voltaram para Brasília certos de que era a hora de colocar em prática o chamado ministerial.

A partir daí a ideia de se gravar um CD ficou cada vez mais forte: “A princípio nossa vontade foi a de gravar um CD artesanal, capitado no som da igreja durante o culto. Depois, faríamos a reprodução em casa e venderíamos a um preço simbólico, apenas R$ 1,00. Quando produzimos os primeiros passos para isso, Deus nos direcionou para algo muito maior do que havíamos pensado”, relembra Fábio.

O grupo vivenciou o que está escrito no livro do profeta Isaías: “Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.” (Isaías 55.9.) E foi assim que em agosto de 2008, o grupo lançou o primeiro álbum, intitulado “Declararei”, Era o início dos projetos missionários.

Com dez faixas, a produção musical desse primeiro trabalho teve a assinatura de Maximiliano Moraes, ex-vocalista e arranjador do Ministério de Louvor Diante do Trono. Na produção técnica, Henrique Soares. O álbum contou ainda com as participações especiais de nomes importantes do cenário musical evangélico. Entre eles, a cantora Nívea Soares, a solista Iara Coimbra e o cantor Henrique Gandra. O CD traz como mensagem central as reflexões sobre o chamado ministerial de Deus para a vida de cada um.

Por meio desse álbum o ministério pôde colocar em prática a tão sonhada visão missionária.

E não parou por aí. Um ano depois, em dezembro de 2009, a banda brasiliense lançou o segundo álbum, “Confiança”: “O tema ‘Confiança’ não é apenas um título, é a convicção de um sonho dado por Deus para todo aquele que acredita na salvação do povo brasileiro por meio de Jesus Cristo”, define o líder da banda.

O álbum, com 13 faixas, foi gravado ao vivo na Igreja Batista Getsêmane, em Ceilândia (DF). No estilo adoração pop/rock, O CD é tido pelos componentes do grupo como um milagre de Deus, pois as canções surgiram no momento em que não dispunham de recursos suficientes para gravar um novo trabalho. E por incrível que pareça, Deus foi trabalhando com cada integrante, trazendo músicas que falavam sempre de confiança. Destaque para: “Vou Anunciar”, “Te Seguirei”, “Teus Olhos”, “Eu quero Ser”, “Filho Meu”, “Jesus é o Senhor” e “Louve ao Senhor”. Músicas que tocam nas rádios de todo o Brasil: “Deus nos mostrou que podemos e devemos confiar sempre no seu maravilhoso poder”, ressalta Fábio.

 

Projeção Nacional

Todo aquele que conhece o amor de Deus entende primeiramente que a honra pertence somente ao Senhor. Isso não é algo que se instituiu, antes, é um princípio bíblico: “Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.” (Romanos 11.36.) É Ele quem faz as coisas acontecerem ao seu tempo e modo. Quando alguém está na dependência do Senhor, ele não se abala facilmente e nunca esmorece, porque sabe que pode confiar no Deus a quem serve.

O sonho de todo artista é ter visibilidade, é ser reconhecido em toda parte. É verdade que se precisa de trabalho, de esforço e profissionalismo, mas aquele que está em Deus sabe e confia que é o Senhor quem capacita e faz as coisas acontecerem. É Ele quem dá o diferencial e a visibilidade ao trabalho de quem Nele confia.

Ciente disso, o Declararei soube esperar em Deus o momento certo para as coisas acontecerem. Foi assim que em 2010, o ministério assinou contrato com a gravadora Canzion Brasil, uma das maiores do segmento, incluindo artistas como a dupla Rayssa e Ravel, David Quinlan, Oséas, Ministério Ipiranga. E também artistas de nível internacional, entre eles, Marcos Witt, Jeremy Camp, Kari Jobe e Christafari.

Antes de assinar com a gravadora, o Declararei esbarrava na dificuldade da distribuição dos CDs em território nacional. A parceria com a Canzion veio abrir novas possibilidades em Deus para o ministério: “Além da importância de um selo de uma gravadora, hoje acontece todo o trabalho de logística, um grande avanço para nós do Declararei”, enfatiza Fábio.

O ano de 2012 começa com o lançamento do novo CD, “Jesus é o Senhor”, com composições do líder Fábio Almeida e regravações dos cantores Marcos Witt e Hélvio Sodré. O novo trabalho foi gravado ao vivo, no dia 4 de junho de 2011, na Igreja Batista Ebenézer, em Ceilândia (DF).

Jesus é o Senhor” tem a assinatura do produtor musical Johnny Essi. Foi gravado e mixado por Henrique Soares do Estúdio Som e Arte, na capital mineira, e masterizado por Mike Fossenkemper no Estudio Turtle Tone, em Nova Iorque (EUA).

Em setembro deste ano, o “Declararei” lançou o belo clipe da canção “Teus Olhos” (http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=y_42cPHuf9w), do álbum “Jesus o Senhor”. A canção é uma regravação da música que ficou mais conhecida na voz de Marcos Witt, um dos maiores nomes da música evangélica mundial.

Com um estilo mais pop rock, o clipe da canção foi gravado durante dois dias às margens do Lago Paranoá, um dos pontos turísticos da capital do Brasil. Dirigido por Rafael Matos, o clipe contou com as participações do ator mirim, Gustavo Xavier, e de seu pai, Rubens Xavier: “A ideia desse trabalho, foi retratar o relacionamento entre pai e filho, assim como Deus é conosco. Por isso tivemos a participação do Gustavo e do Rubens que demonstraram a paternidade de Deus muito bem no clipe”, conta Fábio Almeida.

 

Reconhecimento

O Declararei tem colhido os frutos advindos do trabalho realizado até aqui. Prova disso, foi a indicação do grupo na primeira fase do Troféu Promessas 2012, a maior premiação da música evangélica nacional realizada pela Geo Eventos com o apoio da Rede Globo. Fábio reconhece o valor da premiação para o ministério: “Acreditamos que há portas que são usadas por Deus para abrir outras portas. Sabemos que o prêmio é algo muito pequeno diante do chamado e propósito de Deus para nós e para todos os outros indicados. Deus usa eventos como esse para nos levar a outros lugares, estabelecer novas alianças, ter momentos de comunhão com outros ministérios. Receber a notícia da indicação foi ter a convicção de que Deus continua trabalhando em nosso favor. Foi maravilhoso!”.

Fábio diz isso com propriedade, pois por meio do Troféu Promessas o público pôde conhecer melhor o trabalho do grupo e com isso novas possibilidades surgiram: “A Rede Globo é uma potência quando se fala em comunicação em nossa nação. Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus e o Pai tem usado a Globo para cooperar para com seus filhos”, reconhece.

Sobre os próximos projetos, Fábio diz: “Queremos aumentar nossa participação em projetos missionários pelo sertão do nordeste e gravar um DVD comemorativo dos cinco anos de estrada do grupo, que serão completados no ano que vem, com a graça de Deus”, revela.

 

A missão continua

Certa vez, o Reverendo Paul E. Holdcraft (1891-1971), disse: “Mantenha as suas ferramentas prontas. Deus lhe indicará a sua tarefa.” O Declararei está assim, de prontidão a todo o momento para cumprir a vontade de Deus. Não é sem motivo, que o objetivo do grupo é “ser um ministério que colabore para a ampliação da visão do Corpo de Cristo quanto aos necessitados do sertão nordestino, proporcionando ao povo nordestino a novidade de vida proposta por Jesus, por meio da ação social”.

Um dos significados do verbo “declarar” é justamente pronunciar, proclamar, anunciar. O Declararei tem anunciado a Verdade de Cristo por onde tem passado. Procurando fazer como Jesus ensinou: ajudando os pobres, os necessitados e as viúvas.

Convictos disso, o Ministério Declararei segue firme cumprindo o chamado de Deus para esta geração: “Ore por missões, invista em missões, vá ao campo, saia das quatro paredes da igreja. Vamos inundar a nação brasileira com o evangelho restaurador de Jesus. Juntos, somos fortes”, finaliza os integrantes.

 

Conheça mais sobre o trabalho do Ministério Declararei:
www.declararei.com.br
@declararei

 

Quartel Design – Assessoria
Por Ana Paula Costa | Coronel de Comunicação
E-mail: imprensa@trofeupromessas.com.br

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: